You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right.
123 Street Avenue, City Town, 99999
(123) 555-6789
email@address.com
You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab. Link to read me page with more information.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezinha Martino
A lista de culpas de Obama é ampla e variada. O presidente chegou até a conseguir algo que parecia impossível: que democratas e republicanos concordassem que ele é o responsável pelos resultados da última eleição para o Congresso.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezinha Martino
Uma tendência que tem se acelerado é a de empresas fundamentadas na internet com um enorme sucesso e sem fins lucrativos, que desejam apenas fazer o bem. Uma das mais conhecidas é a Khan Academy, criada por Salman Khan, jovem empreendedor que vem revolucionando a educação mundialmente. Outro exemplo é Vint Cerf, um dos criadores da internet, que, juntamente com seus colegas, se recusou a explorar e lucrar financeiramente com sua criação.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezinha Martino
E em que países a economia de mercado foi mais rejeitada pela população? Espanha, seguida pelo Japão. Estas foram algumas das perguntas formuladas pelo instituto de pesquisas Pew Center, em sondagem feita com 50 mil pessoas maiores de 18 anos em 44 países.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Celso Paciornik
Mas já faz algum tempo que a política se globalizou. Não que os eleitores não se interessem em que tapem os buracos nas ruas de seu bairro, o lixo seja recolhido, as escolas melhorem ou o crime seja combatido. Mas agora as expectativas mais locais se combinam com ansiedades, desencantos e fúrias que transcendem os problemas locais. A corrupção, a desigualdade econômica ou a incapacidade dos políticos de se pôr de acordo são apenas três exemplos das preocupações gerais que se tornaram mais comuns e mais globais.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Celso Paciornik
As empresas de TI e internet exercem, por muitas razões, grande atração na mídia. A agricultura, muito menos. Enquanto tudo isso sucede com empresas de tecnologia, nos mercados agrícolas estão sendo batidos recordes que, apesar de não atraírem tanta atenção, terão consequências enormes para bilhões de pessoas.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Celso Paciornik
1. Vladimir Putin é o líder mais poderoso do mundo. Por enquanto. Mas qual a durabilidade do enorme poder que ele hoje acumula? Não muita. A economia russa, que não vinha bem antes do conflito com a Ucrânia, debilitou-se ainda mais com as graves sanções impostas pelos EUA e a Europa. O valor do rublo caiu ao seu menor nível, a fuga de capitais é enorme (US$ 74 bilhões no primeiro semestre), o investimento parou e a atividade econômica se contraiu. O Kremlin teve de lançar mão dos fundos de pensão para manter grandes empresas cujas finanças desmoronaram com a perda de acesso aos mercados financeiros internacionais.
1. Caiu o preço do petróleo. O preço do petróleo chegou ao seu patamar mais baixo em um ano. As guerras no Oriente Médio e na Ucrânia e as graves sanções impostas à Rússia deveriam ter provocado o seu aumento. Mas não foi assim. Graças ao aumento da produção nos EUA, em julho foi registrado o maior volume de bruto do mundo desde 1987. Por outro lado, a fraca atividade econômica mundial não gera tanta demanda de energia como antes. A combinação de mais oferta e menos demanda pressiona os preços para baixo. Se essas tendências se mantiverem, mudarão o mundo.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Celso Paciornik
A citação anterior é uma brincadeira inventada pelo humorista Andy Borowitz - que, por sua vez, foi colocada seriamente por Dick Cheney num artigo que publicou com sua filha Liz: "Poucas vezes um presidente dos Estados Unidos esteve tão equivocado, sobre tantas coisas, às custas de tanta gente. As ações de Obama, antes e depois dos recentes avanços dos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil, na sigla em inglês) no Iraque aumentaram as ameaças estratégicas contra a segurança dos EUA. O presidente Obama parece estar decidido a deixar o cargo tendo degradado a América. Ele vai no caminho de assegurar que seu legado seja o de um homem que traiu nosso passado e dilapidou nossa liberdade."
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezinha Martino
Estas são as respostas oficiais oferecidas pelas partes interessadas em camuflar a realidade. Algumas dessas respostas são mentiras grosseiras e outras são apenas em parte corretas. Nenhuma é honesta.
Os invasores da Crimeia foram militares russos usando uniformes sem as insígnias, que também apagaram ou cobriram as chapas dos tanques. Não importa que Angela Merkel tenha lembrado Vladimir Putin de que tais práticas constituem clara violação das normas de guerra. Muitos dos "militantes" pró-russos que tentam tornar ingovernáveis para Kiev regiões do leste da Ucrânia são grupos organizados, coordenados e financiados pelo Kremlin.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezinha Martino
De acordo com Stern, desde há 10 milhões de anos o planeta não tem temperaturas médias 4°C mais altas das que predominavam no mundo pré-industrial. Como o homo sapiens está há apenas 250 mil anos na Terra, viver em um mundo com 4°C a mais é uma experiência que os humanos não têm.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezinha Martino
Para outros, o aumento da desigualdade tem a ver com os miseráveis salários pagos a trabalhadores em países como China e Índia. O que empurra para baixo a remuneração dos trabalhadores do resto do mundo e causa desemprego, uma vez que as empresas "exportam" postos de trabalho do Ocidente para o Oriente.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezinha Martino
Foi o que ocorreu. Denunciar o 1% da população muito rica ao passo que a vida de 99% dos indivíduos é cada vez mais precária tornou-se um slogan mundial. Em 2012 o número de artigos sobre a desigualdade econômica aumentou 25% em relação a 2011 (e 237% em relação a 2004).
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Anna Capovilla
Soldados da Guarda Nacional Bolivariana que reprimiam um protesto nessa zona começaram a lançar bombas de gás lacrimogêneo e a disparar com balas de borracha contra o grupo em que Guánchez estava. Ele tentou sair do local, mas um soldado o impediu e atirou na sua cara com balas de borracha.
Embora ele não oferecesse resistência, dois soldados começaram a espancá-lo, enquanto um terceiro se aproximou e atirou à queima-roupa em sua pélvis. Guánchez teve de ser submetido a cirurgia nos braços, na perna e num testículo.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezhina Martino
2 - Suponha que a taxa de juros paga sobre seu dinheiro em poupança é de 1% ao ano e a taxa anual de inflação é de 2%. Depois de um ano, você poderá comprar: a) Mais do que poderia comprar hoje com o que tem na poupança; b) Exatamente o mesmo; c) Menos; d) Não sei.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Terezinha Martino
Metade da população da Venezuela tem menos de 25 anos - o que significa que dificilmente conseguem se lembrar ou imaginar um outro líder que não seja Hugo Chávez. O atual presidente não é somente o chefe de Estado que está há mais tempo no poder nas Américas - 12 anos governando -, mas também é uma figura onipresente no país. Aparece quase diariamente na TV, onde discursa durante horas, e seu rosto e suas frases são vistos em cartazes, banners e murais em todas as grandes cidades e ao longo das rodovias venezuelanas.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Anna Capovilla
As cerejeiras em flor e as passeatas contra a globalização foram durante muitos anos o pano de fundo e os rituais inevitáveis da primavera em Washington. Hoje, as cerejeiras continuam florescendo, mas as manifestações de rua murcharam. Os protestos de primavera eram provocados pelas reuniões semestrais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, realizadas regularmente no início de abril. Os manifestantes, muitos vindos de longe, queriam protestar abertamente contra o livre mercado, a pobreza mundial, a deterioração do meio ambiente ou a política externa americana.
El Estadão / Moisés Naím e tradução de Celso M. Paciornik
Prever a crescente irrelevância internacional da Europa tornou-se tão comum como ridicularizar as loucuras de Bruxelas. O consenso é que em algumas décadas o peso das economias europeias no mundo está destinado a despencar para menos da metade do que é hoje.
Nos últimos anos, é cada vez mais difícil encontrar uma decisão da União Europeia que seja digna de aplauso. O projeto europeu hoje parece mais um programa de empregos para trabalhadores da classe média do continente do que um ideal de unidade e igualdade.
O mundo já não digere mais tão bem os golpes militares como antes. Mas hoje os autocratas têm uma maneira de tramar um golpe para capturar o poder. Esta nova receita baseia-se mais em advogados do que em coronéis e, como ingredientes-chave, usa referendos e emendas constitucionais no lugar de tanques e assaltos a palácios presidenciais. Mas o resultado é o mesmo: um ditador que retém o poder por tempo indefinido. Como todas as receitas que se disseminam pelo mundo, cada país prepara a sua com seus próprios temperos.