Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

         

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

World Media

Tecnologia contribui para encolhimento da classe média e avanço do populismo

Andrea Guerra

José Pastore / Estadão

O recém-lançado livro de Moisés Naím (A Vingança do Poder, Cultrix, 2023) mostra à exaustão o estrago que o populismo vem provocando nas democracias modernas, da Argentina aos Estados Unidos, passando por Venezuela, Hungria, Turquia, Filipinas e Brasil.

O que explica a ascensão dos populistas em sociedades tão diferentes? Naím atribui o fenômeno à tecnologia, demografia, urbanização, informação e globalização. Não disputo essa etiologia, mas quero me deter no papel das tecnologias nas mudanças das profissões e no mercado de trabalho em geral.

As primeiras tecnologias substituíam o trabalho manual e repetitivo. Mas, de repente, passaram a substituir o trabalho intelectual e criativo. Ao entrar nesse campo, começaram a destruir muitas profissões de classe média. Nos últimos 20 anos, a classe média da Europa encolheu 7,77%; a classe alta aumentou 1,58%; e a baixa, 6,19%. É a chamada polarização do trabalho. Entre nós, 27% dos brasileiros desceram na escala social.

O que a tecnologia tem que ver com o encolhimento da classe média e com o populismo? Dou como exemplo a entrada da automação no almoxarifado de um grande supermercado e a substituição do trabalho do gerente (de classe média) pelo controle do estoque realizado pelo caixa que registra as vendas. A maioria desses gerentes desce na estrutura ocupacional e na própria estrutura social. Quem nunca tomou um Uber dirigido por um engenheiro?

A mobilidade descendente é um processo doloroso, que gera decepção, desilusão e desgosto. Frustradas, as pessoas são presas fáceis dos populistas que prometem restaurar o mundo perdido e abrir um mundo novo. Mas, com o uso e abuso do assistencialismo, eles arrasam a economia e corroem as instituições.

Ou seja, a modernização tecnológica impacta a estrutura social ao promover poucos e rebaixar muitos. Com isso, a sociedade vira um caldo de cultura ideal para a propagação do populismo.

É um problema muito complicado, pois a última coisa a fazer é demonizar as tecnologias que promovem o crescimento econômico e melhoram a nossa vida. As soluções terão de ser buscadas numa regulação inteligente e, sobretudo, na melhoria da qualidade da educação. Daqui para a frente, as pessoas terão de se educar a vida toda – fácil de escrever e difícil de fazer.

C